Calendário - Infodiu - Março/2011

(Passe o Mouse sobre as datas)

Avaliação Pesquisa Operacional e Inglês Entrega - Lista 1 Cálculo Feriado - Carnaval Semana de Paredão Avaliação Cálculo II Avaliação de Contabilidade Correção Exercícios - Inglês II

Cadastrem-se no Grupo Infodiu para receberem em seus e-mail's cadastrados os comunicados deste Blog. Clique aqui e faça seu cadastro.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Comunicação Empresarial - 4ª Aula

Exercício
Segundo Marcos Bagno (2000) o ensimo Norma-Padrão, ou seja, das regras do português que regem os textos técnicos, as leias, os documentos e as demais escritos formais; é uma atitude política de construção da cidadania, pois significa convidar o cidadão a interpretar e a participar do jogo da sociedade com os mesmos instrumentos linguísticos da elite culta. Nas aulas de concordância verbal e nominal oferecidas nos cursos de extensão da Universidade de Uberaba (UNIUBE), o Prof. Décio Bragança defende que o ensino da Norma-Padrão é sobretudo uma atitude de libertação, pois oferece ao cidadão as chaves para interpretar as sutilezas da língua culta usadas para maquiar as relações de poder e de submissão na sociedade. A prpósito, essa idéia está explícita no próprio slogan impresso nas apostilas do curso: "Dominar a estrutura da língua é exercer a cidadania".

Comentário Individual
O Autor demosntra que é necessário conhecer a forma elitizada da linguística, o poder da fala, desinibe e favorece o questionamento do que se ouve.
"Saber falar é ser Culto".
Quando se pensa em cultura, as pessoas sempre ligam o assunto a Norma Culta (a forma tida como correta de expor pensamentos e opiniões); contudo "ser culto" envolve vivência, a questão de expor o que se pensa verbalmente é bastante extensa e complexa, pois a "massa" não possui vocabulário amplo para demonstrar o que pensa, assim sendo há uma dificuldade natural de organizar os pensamentos e expô-los de forma coerente. Partindo deste ponto, temos então a sensação de impotência perante uma minoria que domina a língua de forma coerente e concisa e acaba por "dominar" a massa.

Resenha (Descritiva)
Crítica - Informativa
Autor
Obras
Meio Acadêmico ou Literário
Resumo
Considerações Finais

Nenhum comentário:

Postar um comentário