Calendário - Infodiu - Março/2011

(Passe o Mouse sobre as datas)

Avaliação Pesquisa Operacional e Inglês Entrega - Lista 1 Cálculo Feriado - Carnaval Semana de Paredão Avaliação Cálculo II Avaliação de Contabilidade Correção Exercícios - Inglês II

Cadastrem-se no Grupo Infodiu para receberem em seus e-mail's cadastrados os comunicados deste Blog. Clique aqui e faça seu cadastro.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Informática - 6ª Aula

Software: Parte Lógica de um sistema de computação, séries de instruções que fazem o computador funcionar.

Tipologia das Linguagens
Linguagem de Baixo Nível (Código de Máquina)
Linguagem de Alto Nível (Procedimentais)

Classificação por Tipo:
Científicas: Fortran
Comerciais: Cobol
Gerais: Pascal
Inteligência Artificial: Prolog
Programação de Sistemas: C

Programas: Conjunto de instruções de palavras e símbolos escritos de forma ordenada, contendo instruções de uma linguagem de programação.

Linguagem de Alto Nível
Código-Fonte
Compilador
Interpretador

Código-Fonte: é o conjunto de palavras e símbolos escritos de uma forma ordenada, contendo in struções de uma linguagem de programação.

Compilador: Programa ou conjunto de programas que transforma o código fonte em linguagem de máquina.

Interpretador: programa ou grupo de programas que lê e traduz passo a passo um conjunto de infromações dadas em sequência.

Tipos de Programação
Linear
Estruturada
Orientada a objetos

Programação Linear: Programas que na sua execução, obedecem a usm sequência de passos executados consecutivamente, com início e fim específicos.

Programação Estruturada:
Modularização
Procedimentos

Programação Orientada a Objetos: Enfoque nos objetos, conceito de classes e herança.

Lógica de Programação: Organização de pensamentos ou idéias para se alcançar um determinado obetivo.

Algoritmos: Algoritmo é uma sequência lógica de passos finitos que devem ser realizados para executar uma tarefa.

Forma de Representação:
Pseudocódigos
Fluxograma

Pseudocódigo: Emprega uma linguagem intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação para descrever algoritmos.
Exemplo:
Algoritmo para somar 2 números
Algoritmo Soma: Ler X e Ler Y
Somar X e Y
Exibir o resultado da soma.

Fases do desenvolvimento
Entrada --> Processamento --> Saída

Regras Básicas
Descrever a operação usando o verbo no infinito.
Exemplo: Ler, escrever, exibir. Usar ibnstruções curtas, simples e objetivas.

Fluxograma: Representação Gráfica de um Algoritmo.
Exemplo: (desenho de um fluxograma)

Exemplo: Programa que exiba a mensagem "Bom Dia"
Pseudocódigo:
Algoritmo Exemplo
Início
Exibir "Bom Dia"
Fim

Fluxograma
(desenho do procedimento acima)

Linguagem Java
Class Exemplo {
Public Static Void Main (String Args []){
Sistem.Out.Println ("Bom Dia");
}
}

Exercício

Elabore um algoritmo que mova 3 discos de uma torre de hastes, que consiste em três hastes (a, b, c), uma das quais serve de suporte para três discos de tamanhos diferentes (1, 2, 3), os menores sobre os maiores. Pode-se mover um disco de cada vez para qualquer haste, contanto que nunca seja colocado um disco maior sobre um menor.
O Objetivo é transferir os 3 discos para outra haste.

Disco 1, haste b
Disco 2, haste c
Disco 3, haste a
Disco 1, haste c
Disco 3, haste b
Disco 1, haste a

Nenhum comentário:

Postar um comentário